quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Tolerância, dependência e abstinência da Heroína




A injeção de uma solução de heroína produz várias sensações descritas como calidez, aptidão ou “barato” e prazeres intensos (“ímpeto”), geralmente comparados com o orgasmo sexual. Existem algumas diferenças entre os opióides no que se refere aos seus efeitos agudos, pois a morfina produz mais efeitos devidos a uma liberação da histamina, enquanto meperidina causa mais excitação ou confusão.
Entretanto, mesmo os dependentes com experiência de opióides não conseguem diferenciar entre a heroína e a hidromorfona em testes duplo-cegos.
Desta forma, a popularidade da heroína pode ser devida à sua disponibilidade no mercado ilícito e ao início de ação rápido. Depois da injeção intravenosa, os efeitos começam em menos de 1 minuto. A heroína é altamente lipossolúvel, atravessa rapidamente a barreira hematoencefalica e é desacetilada para formar metabolitos ativos 6-monoacetil-morfina e morfina. Depois da euforia intensa, que dura de 45 minutos a vários minutos, há um período de sedação e tranqüilidade (cochilo), que dura até 1 hora. Os efeitos da heroína desaparecem em 3-5 horas, dependendo da dose. Usuários experientes podem injetar 2 a 4 vezes por dia. Assim, o dependente de heroína está oscilando entre o “barato” e a sensação desagradável do início da abstinência. Isto provoca muitos problemas nos sistemas homeostáticos, que pelo menos parcialmente são regulados pelos opióides endógenos.
O eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal e o eixo hipotalamico-hipofisário-supra-renal são anormais nos dependentes de heroína. As mulheres têm irregularidades menstruais e os homens apresentam vários problemas de desempenho sexual. O humor também é afetado, os dependentes de heroína são relativamente dóceis e condescendentes depois de tomarem a droga, mas durante a abstinência ficam irritáveis e agressivos.
A tolerância aos efeitos euforizantes dos opióides desenvolve-se rapidamente. Também há tolerância aos efeitos depressores respiratórios, analgésicos, sedativos e eméticos. Os usuários de heroína tendem aumentar sua dose diária dependendo dos recursos financeiros e da disponibilidade da droga. Se houver um suprimento à disposição, a dose pode ser aumentada progressivamente em 100 vezes. Mesmo nos indivíduos altamente tolerantes, ainda há possibilidade de overdose caso a tolerância seja ultrapassada. A overdose tende a ocorrer quando a potência da droga de rua é inesperadamente alta, ou quando a heroína é misturada com um opióide muito mais potente, sintetizado em laboratórios clandestinos.

A dependência da heroína ou de outros opióides de ação curta provoca anormalidades comportamentais e geralmente se torna incompatível com a vida produtiva. Há um risco significativo de uso abusivo e dependência de opióides entre médicos e outros profissionais da saúde que têm acesso a opióides potentes e, desta forma estão sujeitos à experimentação sem supervisão.
Os opiódes podem ser usados em combinações com a cocaína. Os usuários referem-se a uma acentuação na euforia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário